sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A CONCEPÇÃO DE AMOR

Existem muitas formas de amor e apenas o contínuo movimento da vida e das pessoas que cruzam nosso caminho nessa progressão de encontros e desencontros que é nossa existência são capazes de justificar. Dentre todas essas pessoas, existe uma que faz com que o dia-a-dia de todos que cruzem seu caminho seja bonito e edificante. Dizer seu nome agora estragaria a surpresa dela mesma descobrir que o que pensam dela é muito mais daquilo que a própria imagina. Por isso, tenha calma, deixe que possamos elogiá-la mais um pouco.

Dentro das relações de trabalho surgem problemas que se não resolvidos de imediato e com a mediação de alguém que sabe o que está fazendo, podem se tornar sérios desentendimentos entre aqueles que deveriam trabalhar juntos. Assim surge a necessidade de alguém com experiência, mas que os anos de trabalho e as agruras da vida não estragaram, tanto na percepção quanto na sensibilidade no trato com as pessoas. Sua função é fundamental para que todos os outros que estão a sua volta possam trabalhar de forma coerente e produtiva. Mesmo porque a energia negativa do “lado negro da força” não tem efeito sobre sua imensa bondade.

Deve ser por esse motivo que seu nome deriva do momento mais sublime da vida, o da concepção, a criação original e insubstituível de uma vida. Pois se não somos criados e recriados a cada conversa, a cada desabafo, a cada vez que nos encontramos diante da doçura e fino trato de suas palavras, gestos e ações? Dia oito de dezembro, segundo a teoria cristã, é o dia consagrado a Nossa Senhora da Conceição, que por corruptela do português arcaico e da oralidade deixou de ser concepção para se tornar conceição. Por isso nossa amiga, gostaríamos de lhe desejar um feliz aniversário e que a felicidade que você distribui no seu cotidiano possa ser lhe retribuída em dobro, por todos aqueles que fazem parte da “sua equipe pedagógica” e que nenhum governador, diretor ou dired da vida pode impedir que assim continue. Você, Ceição Bessa, vai nos acompanhar por toda a nossa vida em cada vez que pensarmos a pedagogia como um modo de melhorar a educação e a vida das pessoas, e não atrapalhá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário